sábado, dezembro 31, 2011

Ano Novo

É esta noite! 

Confira aqui, na virada do ano, a primeira postagem de 2012!

Células de conexão cerebral são mais do que simples 'cola', revela estudo

Glia também age na adaptação, no aprendizado e na memória.
Grupo israelense, americano e francês usou modelo de computador.

  As células da glia (nome grego para “cola”), que unem os neurônios e protegem as células que determinam nossos pensamentos e comportamentos, podem ter várias outras funções, segundo estudo da Universidade de Tel Aviv (TAU), em Israel, publicado na revista "PLoS Computational Biology".
  Esse tecido conjuntivo, ou de conexão, também interfere na adaptação a diferentes estímulos, no aprendizado e na memória. Os cientistas suspeitam que a glia seja ainda mais central para o funcionamento do cérebro porque é abundante no hipocampo (que fica no meio do órgão) e no córtex (camada mais externa). Essas duas partes são as que têm maior controle sobre a capacidade de processar informações e guardá-las.
  “As células da glia são como supervisores cerebrais. Ao regular as sinapses, controlam a transferência de informações entre os neurônios, o que afeta a forma como o cérebro processa os dados e aprende”, explica o estudante de pós-doutorado da TAU Maurizio De Pittà.
  A pesquisa – liderada pelo professor Eshel Ben-Jacob, da TAU, em conjunto com Vladislav Volman, do Instituto Salk para Estudos Biológicos e da Universidadade da Califórnia em San Diego, nos EUA, e Hugues Berry, da Universidade de Lyon, na França – desenvolveu o primeiro modelo de computador que incorpora a influência das células da glia na transferência de sinapses.
  Esse modelo também pode ser aplicado em tecnologias baseadas nas redes cerebrais, como microchips, softwares e algoritmos. Além disso, poderia servir para estudos sobre distúrbios como epilepsia e mal de Alzheimer.

"Rede social" do cérebro
  O cérebro é formado por dois tipos principais de células: os neurônios e a glia. Para cada neurônio, há de duas a cinco células da glia.
  Os primeiros disparam sinais que ditam como pensamos e agimos, usando conexões chamadas sinapses para passar adiante a mensagem de um para o outro.
  Ben-Jacob compara o cérebro a uma rede social, em que as mensagens se originam nos neurônios, que usam as sinapses como seu sistema de entrega, enquanto a glia serve de moderador geral, para regular quais mensagens serão enviadas e quando.
  Essas células podem solicitar a transferência de informações ou reduzir a atividade das sinapses se elas estiverem muito hiperativas
Condições Atuais em PVH IUV com Nuvem
25ºCTEMPERATURA
88%UMIDADE RELATIVA
26ºCSENSAÇÃO TÉRMICA
ND0km/h
DIR. E INTENSIDADE
DO VENTO
1010hPaPRESSÃO ATMOSFÉRICA *
Nublado - Muitas nuvens com curtos períodos de sol.


31/12/2011
07h30
Fonte: Redemet Dados de AeroportosAtualizado: 31/12/2011 07h00ND-Não disponível *Pressão Reduzida ao Nível Médio do Mar












Fonte: G1, em São Paulo
Deixe seu comentário!

Incêndio em parque natural da Patagônia já arrasou 8.500 hectares

Fogo teve início na tarde de terça-feira no setor do lago Grey.
Parque Nacional Torres del Paine tem uma superfície de 230.000 hectares.
  O incêndio florestal no parque nacional de Torres del Paine, na Patagônia chilena, prossegue sem controle e já consumiu 8.500 hectares de mata nativa, informou nesta sexta-feira o Escritório Nacional de Emergência (Onemi).

Incêndio já arrasou 8.500 hectares de parque natural da Patagônia. (Foto: Reuters)

  O fogo teve início na tarde de terça-feira no setor do lago Grey, no norte das Torres del Paine, um imponente grupo de montanhas visitadas todos os anos por milhares de turistas.
  O rápido avanço das chamas obrigou as autoridades a fecharem as portas do parque. Estão previstos fortes ventos para esta sexta-feira.
Condições Atuais em PVH IUV com Nuvem
25ºCTEMPERATURA
88%UMIDADE RELATIVA
26ºCSENSAÇÃO TÉRMICA
ND0km/h
DIR. E INTENSIDADE
DO VENTO
1010hPaPRESSÃO ATMOSFÉRICA *
Nublado - Muitas nuvens com curtos períodos de sol.


31/12/2011
07h30
Fonte: Redemet Dados de AeroportosAtualizado: 31/12/2011 07h00ND-Não disponível *Pressão Reduzida ao Nível Médio do Mar












Fonte: France Presse
Deixe seu comentário!

Variedade africana de rinoceronte é considerada extinta

IUCN atualizou a 'lista vermelha' das espécies ameaçadas de extinção.
Rinoceronte-negro-do-oeste não existe mais na natureza, declara união.

Rinoceronte-negro de variedade ainda não extinta é transportado de helicóptero na África do Sul para formar novas populações em outra parte do país. O rinoceronte-negro-do-oeste não teve a mesma sorte e acabou extinto. (Foto: Green Renaissance)

  Uma atualização da chamada lista vermelha das espécies ameaçadas da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês) tornou oficial a extinção do rinoceronte-negro-do-oeste (Diceros bicornis longipes).
  Essa subespécie de rinoceronte-negro ultimamente só era encontrada em Camarões. No entanto, em 2006, quando se fez a última grande busca pelo animal na natureza, nenhum exemplar foi encontrado e, desde então, jamais se voltou a ver.
  Seu primo, o rinoceronte-branco-do-norte (Ceratotherium simum cottoni) também está seriamente em risco, e aparece na categoria “possivelmente extinto na natureza". O rinoceronte-javanês (Rhinoceros sondaicus) segue pelo mesmo caminho.

Mamíferos em risco
  A IUCN monitora o estado de conservação de 61.900 espécies. Ela informa que 25% dos mamíferos do planeta estão ameaçados. Medidas de proteção poderiam salvar as espécies do desaparecimento.
 Um exemplo de sucesso desse tipo de iniciativa é o rinoceronte-branco-do-sul (Ceratotherium simum simum), que, graças a políticas de conservação, viu sua população aumentar de menos de 100 animais no fim do século 19, para mais de 20 mil, atualmente.
  O cavalo-de-Przewalski (Equus ferus przewalskii), tido como extinto em 1996, já tem uma população de mais de 300 espécimes, graças a um programa de reprodução.
Cavalos-de-Przewalski vivem em estado selvagem na Ucrânia. (Foto: Dennis Barbosa/Globo Natureza)
Condições Atuais em PVH IUV com Nuvem
25ºCTEMPERATURA
88%UMIDADE RELATIVA
26ºCSENSAÇÃO TÉRMICA
ND0km/h
DIR. E INTENSIDADE
DO VENTO
1010hPaPRESSÃO ATMOSFÉRICA *
Nublado - Muitas nuvens com curtos períodos de sol.


31/12/2011
07h30
Fonte: Redemet Dados de AeroportosAtualizado: 31/12/2011 07h00ND-Não disponível *Pressão Reduzida ao Nível Médio do Mar












Fonte: Globo Natureza, em São Paulo
Deixe seu comentário!

Caça de rinocerontes atinge número recorde na África do Sul

Pelo menos 443 animais foram mortos no país em 2011.
Crescimento da demanda asiática é uma das causas.
  Um número recorde de rinocerontes foi caçado neste ano na África do Sul, país que tem a maior população mundial desse animal, num reflexo da crescente demanda asiática por seus chifres.
  Pelo menos 443 rinocerontes foram mortos neste ano na África do Sul, 110 a mais do que em 2010, segundo conservacionistas e autoridades dos parques nacionais sul-africanos.
saiba mais
  O valor de mercado dos chifres de rinoceronte disparou para cerca de 65 mil dólares por quilo, o que torna esse produto mais valioso que o ouro, a platina e, em muitos casos, a cocaína. Isso se deve à crença que se espalhou nos últimos anos na Ásia, sem fundamento científico, de que a ingestão do pó de chifre pode curar ou prevenir o câncer.
  Mais de 20 mil rinocerontes vivem na África do Sul. Há uma década, apenas cerca de 15 animais morriam por ano. Mas por volta de 2007 a caça passou a aumentar drasticamente, por causa do aumento do poder de compra de parte das populações de países como Vietnã e Tailândia.
  Agora, o número de rinocerontes abatidos legal ou ilegalmente chegou a um ponto que ameaça levar ao declínio populacional, segundo estudo realizado pelo especialista Richar Emslie.
Carregamento de chifres de rinocerontes sul-africanos confiscados em Hong Kong (Foto: Reuters/Bobby Yip)
'Corrida armamentista'
  Cerca de metade das mortes acontece no Parque Nacional Kruger, o mais visitado da África do Sul. Soldados e aviões têm sido mobilizados nos últimos meses para vigiar o parque, que tem uma área equivalente à metade de Israel.
  Especialistas dizem que uma "corrida armamentista" está acontecendo no parque, pois quadrilhas internacionais oferecem aos caçadores recursos como armas de alta potência, óculos de visão noturna e até helicópteros.
  Em outro estudo divulgado nesta semana, conservacionistas apontavam que 2011 será um ano recorde em grandes apreensões de marfim na África, o que também reflete a demanda asiática pelas presas de elefantes, usadas em joias e adornos.
  A África do Sul, que concentra mais de 90% dos rinocerontes da África, concede algumas licenças legais para a caça. Os chifres resultantes são montados como troféus, exportados para a Ásia e vendidos no mercado negro, segundo policiais e autoridades alfandegárias.
  Muitos caçadores foram treinados pela polícia e pelas Forças Armadas de Moçambique, e agora vivem na região fronteiriça próxima ao Parque Kruger, segundo os investigadores sul-africanos.
  Seu lucro com a caça é relativamente pequeno em comparação ao dinheiro que fica com outros envolvidos. Mesmo assim, o valor é visto como uma fortuna para os padrões da África meridional.
  O chifre de rinoceronte moído aparece há séculos nas receitas da medicina chinesa, para o combate a males como reumatismo, gota, febre e até possessão por espíritos malignos. Nos últimos anos, o material ganhou também a reputação de ser afrodisíaco e anticâncer.
  "Nada é mais trágico do que ver esse assassinato totalmente desnecessário e brutal de um animal por seu chifre, e o chifre por sua vez tem zero valor medicinal", disse Pelham Jones, líder da Associação de Proprietários Particulares de Rinocerontes da África do Sul.

Condições Atuais IUV com Nuvem
25ºCTEMPERATURA
88%UMIDADE RELATIVA
26ºCSENSAÇÃO TÉRMICA
ND0km/h
DIR. E INTENSIDADE
DO VENTO
1010hPaPRESSÃO ATMOSFÉRICA *
Nublado - Muitas nuvens com curtos períodos de sol.


31/12/2011
07h30
Fonte: Redemet Dados de AeroportosAtualizado: 31/12/2011 07h00ND-Não disponível *Pressão Reduzida ao Nível Médio do Mar
























Fonte: Reuters
Deixe seu comentário!

sexta-feira, dezembro 30, 2011

Ano Novo

Falta 1 dia para o Ano Novo!


Peixes e frutas podem ajudar a preservar o cérebro, diz estudo



Pesquisa com idosos aponta que alimentação evita sintomas de Alzheimer.
Ômega 3, vitaminas do complexo B e vitaminas C, D e E são indicados.
  Uma pesquisa publicada na edição online da revista científica “Neurology” mostra que a alimentação também pode ser uma arma na prevenção aos sintomas do mal de Alzheimer. De acordo com o estudo, alguns nutrientes estão relacionados com a ocorrência maior ou menor dos sinais da doença.
  Dietas ricas em ômega 3 e nas vitaminas do complexo B e nas vitaminas C, D e E tornam menos prováveis o encolhimento do cérebro e as limitações de memória e raciocínio provocados pelo mal de Alzheimer. Por outro lado, as gorduras trans aumentam a frequência desses fatores de risco.
  O ômega 3 é um ácido graxo presente nos peixes, que são também uma boa fonte de vitamina D. As vitaminas C e E são encontradas principalmente nas frutas e vegetais. As vitaminas do complexo B são antioxidantes com várias fontes alimentares diferentes. Já as gorduras trans costumam aparecer nos alimentos fritos, congelados e nas margarinas.
  O estudo analisou os níveis sanguíneos de 104 pessoas com idade média de 87 anos e poucos fatores de risco para a memória e o raciocínio. A capacidade cerebral deles foi testada e 42 deles foram submetidos à ressonância magnética para medir o tamanho do cérebro.
  Excluindo fatores como idade, sexo, nível de instrução e outras doenças, a alimentação está relacionada a 17% da variação nos resultados nos exames qualitativos para a memória e o raciocínio. Quanto ao tamanho do cérebro, os alimentos respondem por 37% da variação, segundo a pesquisa.
  “Esses resultados precisam ser confirmados, mas obviamente é empolgante pensar que as pessoas podem evitar que o cérebro encolha e mantê-lo afiado apenas ajustando a dieta”, aponta Gene Bowman, autor do estudo e pesquisador da Universidade de Ciência e Saúde de Oregon, em material divulgado pela instituição.
Condições Atuais em PVH IUV com Nuvem
25ºCTEMPERATURA
94%UMIDADE RELATIVA
26ºCSENSAÇÃO TÉRMICA
ND0km/h
DIR. E INTENSIDADE
DO VENTO
1011hPaPRESSÃO ATMOSFÉRICA *
Chuva - Muitas nuvens e chuvas periódicas.


30/12/2011
08h00
Fonte: Redemet Dados de AeroportosAtualizado: 30/12/2011 08h00ND-Não disponível *Pressão Reduzida ao Nível Médio do Mar












Fonte:  G1, em São Paulo

Onça aparece em garagem de casa de Campo Limpo Paulista, SP

Morador saia de casa para o trabalho.
Segundo a GM, o animal pulou um muro de seis metros e conseguiu fugir.

  Um morador de Campo Limpo Paulista, interior de São Paulo, levou um susto na manhã desta quinta-feira (29). Ao sair de casa para ir ao trabalho, ele deu de cara com uma onça na garagem.
  Assustado, o morador entrou novamente na residência que fica no Jardim Califórnia, acionou a Guarda Municipal e os bombeiros.
  Segundo informações da GM, o animal que estava bem agitado, pulou um muro de seis metros e conseguiu fugir. Bombeiros fazem buscas no bairro para tentar encontrar a onça.
Condições Atuais em PVH IUV com Nuvem
25ºCTEMPERATURA
94%UMIDADE RELATIVA
26ºCSENSAÇÃO TÉRMICA
ND0km/h
DIR. E INTENSIDADE
DO VENTO
1011hPaPRESSÃO ATMOSFÉRICA *
Chuva - Muitas nuvens e chuvas periódicas.


30/12/2011
07h30
Fonte: Redemet Dados de AeroportosAtualizado: 30/12/2011 08h00ND-Não disponível *Pressão Reduzida ao Nível Médio do Ma












Fonte:  G1 Sorocaba e Jundiaí

Pesquise neste blog

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...