Jacaranda mimosifolia
Família : Angiospermae – Família Bignoniaceae
Origem: Argentina
- Descrição:
Árvore de folhas caducas de tronco escuro e rugoso, podendo atingir cerca de 15,0 metros de altura com a copa em forma de domo. As folhas são compostas, bipinadas com folíolos bem pequenos, ovais de cor verde intenso.
As flores são tubulares, azul-violeta, reunidas em grandes inflorescências tipo panícula. O florescimento ocorre no verão, com a árvore sem folhas. O fruto produzido é uma cápsula lenhosa, de cor cinza escuro com sementes pequenas, achatadas provido de aletas membranosas, facilitando a dispersão das sementes pelo vento. Pode ser cultivada em todo o país.
- Modo de cultivo:
Necessita de local ensolarado e solo permeável e bem drenado. Não deve ser plantada em calçadas sem bom espaço para as raízes, pois tende a levantar o calçamento e abalar muros na busca por água e ar. Para plantar a muda, adquirir em viveiros e hortos uma muda bem formada com tutor, pois o tronco estará ereto. Abrir um buraco maior duas vezes o tamanho do torrão. Descompactar o fundo e as laterais para que as raízes possam explorar o solo e se fixar melhor. Misturar num balde grande uma quantidade de composto orgânico com adubo animal de gado bem curtido, cerca de 1 a 2 kg/planta. Se usar cama de galinheiro, utilizar somente a metade desta quantidade. Colocar também 100 gramas de farinha de ossos, para provir a planta de fósforo. Misturar bem e colocar uma parte no fundo do buraco. Cortar o vaso ou balde de cultivo da planta e retirar o torrão com cuidado. Acomodar a muda no buraco com o tutor junto, acrescentar a mistura nas laterais e regar bem. Fazer ao redor da muda um camalhão de terra, em forma de bacia. Regar todos os dias até uns 10 ou 15 dias após o plantio, se não houver chuvas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário