Nível do rio subiu tanto que os ninhos foram encobertos pela água.
Agentes do Ibama lutam, agora, para salvar os filhotes sobreviventes.
É noite e os agentes do Ibama tem uma missão de resgate pela frente, salvar os filhotes de tartaruga da Amazônia, que não conseguem sair dos ninhos.
O trabalho segue durante o dia. O Tabuleiro Monte Cristo é uma praia localizada entre os municípios de Aveiro e Itaituba, no sudoeste do Pará, e um dos principais berçários da tartaruga da Amazônia.
Com a cheia repentina, a área do Tabuleiro, que é de aproximadamente 13 mil metros quadrados, ficou reduzida a uma pequena faixa de praia. A água do Rio Tapajós subiu rapidamente e chegou a cobrir os ninhos das tartarugas.
No ano passado, cerca de 15 mil tartarugas fizeram ninho na areia da praia. Os filhotes que tiveram problemas durante o nascimento foram tratados e ganharam resistência antes de serem soltos.
Cerca de 1,300 milhão de tartaruguinhas deveriam ter nascido. A estimativa é que metade dos filhotes tenha morrido com a cheia do Rio Tapajós.
Agora, a nova casa encanta pela biodiversidade. Na viagem, quase 666 mil tartaruguinhas foram devolvidas para a natureza. “Agora elas vão batalhar contra os predadores naturais e seguir o caminho”, conta Nicola Tancreid, agente do Ibama.
Condições Atuais em PVH IUV com Nuvem
25ºCTEMPERATURA
94%UMIDADE RELATIVA
26ºCSENSAÇÃO TÉRMICA
ND0km/h
DIR. E INTENSIDADE
DO VENTO
DIR. E INTENSIDADE
DO VENTO
1009hPaPRESSÃO ATMOSFÉRICA *
Nublado - Muitas nuvens com curtos períodos de sol.
Fonte: Redemet Dados de AeroportosAtualizado: 07/02/2012 07h00ND-Não disponível *Pressão Reduzida ao Nível Médio do Mar
Fonte: Globo Rural
Deixe seu comentário!
Nenhum comentário:
Postar um comentário