Tenofovir é um antirretroviral já usado em comprimidos e gel vaginal.
Sem proteção, sexo anal tem risco até 20 vezes maior de transmissão.
Um gel contra o HIV feito para ser usado no reto foi considerado seguro e aceitável após uma primeira fase de testes. O produto ainda precisa passar por outras duas fases de testes mais abrangentes antes de ser lançado no mercado.
O tenofovir é um antirretroviral, que já é usado contra a Aids na forma de comprimidos ou de gel vaginal. O microbicida, como é chamado o gel usado com essa finalidade, é uma das abordagens da medicina para reduzir a transmissão do HIV pelo sexo.
O produto que está sendo testado é uma versão do gel vaginal com menos glicerina, o que o deixa mais adaptado para o reto. Sem proteção, o risco de transmissão do HIV pelo sexo anal é até 20 vezes maior que pelo sexo vaginal.
O estudo foi feito com 65 homens e mulheres em três pontos diferentes dos EUA. Alguns usaram o gel e outros usaram outros produtos, como base de comparação. Apenas 18% dos participantes apresentaram efeitos colaterais significativos, e 87% dos que usaram o produto disseram voltariam a utilizá-lo no futuro.
“Os resultados mostram que a versão adaptada ao reto do tenofovir foi muito mais bem tolerada do que a fórmula vaginal, quando usada no reto”, concluiu Ian McGowan, da Universidade de Pittsburgh, um dos responsáveis pelo estudo clínico.
Fonte: G1, em São Paulo
Nenhum comentário:
Postar um comentário