Municípios que abrange: Jamari, Candeias do Jamari, Alto Paraíso e Cujubim.
Instrumento da criação: Decreto 90224 de 25 de setembro de 1984.
- Meio Físico:
Situa-se na região zoogeográfica ZZ5 e não existem levantamentos específico. É de se esperar que ocorra uma fauna similar à vizinha Estação ecológica de Samuel.
Cerca de 3% da FLONA perdeu sua vegetação natural. A reserva é recoberta em sua maior parte por Floresta Ombrófila Aberta Submontana (91%) com Palmeiras e Cipós, havendo áreas limitadas de formações pioneiras. A Floresta Ombrófila Aberta das Terras Baixas ocupa 5% da área e a Floresta Ombrófila Aberta aluvial apenas 7%. Somente 1% é ocupado por Floresta Ombrófila Densa Submontana.
Segundo inventários florestais elaborados na área, as espécies arbóreas da Floresta Ombrófila Aberta Submontana mais importantes em número de árvores por ha, são Abioranas Pouteria spp., Breus Protium sp., Faveiras Vatairea Paraensis, Muiracatiaras Astronium lecointei e Angelins-rajados Pithecelobiums racemosum.
- Situação atual:
A infra estrutura disponível consiste em 3 construções, utilizada com residência e escritório pelo chefe da unidade e três funcionários. Existe uma proposta de manejo FLONA elaborada em 1985 pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, mas esta ainda não foi implementada. A Área não foi demarcada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário