Rondônia

  O primeiro registro de tentativa de ocupação da região que hoje constitui o estado de Rondônia é datado de 1650, quando uma bandeira comandada por Antônio Raposo Tavares alcançava o Vale do Guaporé. Posteriormente aconteceram outras tentativas de ocupação, que apesar de não proporcionarem uma efetiva ocupação física, deixaram os primeiros indícios de agregados populacionais existentes nesta região, como o Real Forte Príncipe da Beira, construído as margens do Rio Guaporé, obra iniciada em 20 de Julho de 1776 e concluída em 20 de Agosto de 1783.
Real Forte Príncipe da Beira

  O primeiro ciclo migratório de fato ocorreu entre 1877 e 1880, intitulado de "1° Ciclo da Borracha", provocado pelo aumento da demanda internacional da borracha, resultante da revolução industrial que atrelado a grande seca que assolou o Nordeste, neste período desencadeou um imenso deslocamento de mão-de-obra para esta região, que através dos rios se estabeleceram nos seringais.
Homem fazendo a extração de seringa
  Em seguida, a construção da estrada de ferro Madeira-Mamoré, estabelecida pelo tratado de Petrópolis, no ano de 1903 e concluída em 1912, numa extensão de 360Km, consolidou, nos seus extremos, os maiores polos populacionais: Guajará-Mirim, limite com a Bolívia, e Porto Velho, à jusante da ultima cachoeira do Rio Madeira.
Estrada de Ferro Madeira-Mamoré

  Ao longo da ferrovia se desenvolveu alguns núcleos habitacionais e floresceu uma pequena economia de subsistência. Contudo, desde o inicio do seu funcionamento a ferrovia sofreu um impacto negativo causado pelo desinteresse que logo atingiu a borracha natural brasileira, superada pelo seringais de cultivo implantados pelos ingleses na Malásia, com sementes oriundas da Amazônia, que permitiram suprir o mercado internacional por preços menores.
  A preocupação governamental com o isolamento e o esvaziamento  da região resultou na decisão de implantar uma rede telegráfica entre Cuiabá e Porto Velho, cortando todo o Norte do Mato Grosso. Em parte da região de instalação da rede uma parcela significativa de suas terras deu origem a Rondônia. a rede foi concluída em 1915, sob o comando do Coronel Cândido Mariano da Silva Rondon. em torno dos postos telegráficos, surgiram os povoados de Vilhena, Pimenta Bueno, Vila Rondônia (Ji-Paraná), Ariquemes, que hoje são sedes de prósperos municípios.
Mapa do Brasil da época em não existia Rondônia

  Em 1943, durante a Segunda Guerra Mundial, a Malásia ficou isolada da Europa, ocupada pelos japonese, o que fez renascer a importância dos seringais da Amazônia. Desta época data a penúltima grande leva de migrantes para a região, composta quase que exclusivamente de nordestinos vinculados a exploração de seringueiras, e denominados "Soldados da Borracha".
  Neste ano o presidente Getúlio Vargas criou o Território Federal do Guaporé, que em 1981 passou a chama-se de Rondônia, desmembrado de terras do Amazonas e Mato Grosso. em 1945 foram criados os municípios de Guajará-Mirim, que ocupava toda a região do Vale do Guaporé/Mamoré e Porto Velho abrangendo toda a região de influência da atual BR-364.
  Com o término da guerra apesar do desaquecimento do mercado internacional da borracha, a região não se despovoou como no Primeiro Ciclo, mantendo alguns seringais ativos e prosseguindo o extrativismo da castanha e de algumas outras essências para atender o mercado europeu.
  Os primeiros dados demográficos disponíveis registram no final da década de 40 uma população de 36.935  habitantes em Rondônia, sendo 13.816 na área urbana e 23.119 na área rural.
 Entre 1958 e 1970 parte significativa da economia local  se desenvolveu a sombra de exploração da cassiterita. Entretanto em maço de 1971 , o Ministério das Minas e Energia, proibiu a garimpagem manual.
  A exploração mecanizada do minério significou o primeiro impulso industrial do estado, e Rondônia passou no final da década de 70, a ser o maior produtor brasileiro de cassiterita, representando 67,43% da produção nacional.
  Nesta década o Governo Federal, não resolvendo na origem os problemas sociais decorrentes da posse e do uso da terra e o conseqüente êxodo rural na regiões Sul e Sudeste do país incentivou por meio de campanhas publicitárias e doações de terras, a vinda de milhares de famílias, para Rondônia, que até então após três séculos da primeira tentativa da ocupação, contava ainda com apenas dois municípios e com uma população um pouco acima de 100 mil habitantes, dos quais 80% residindo em Porto Velho.
  Com o isentivo, rapidamente a população de Rondônia 116. 620 habitantes, no inicio da década de 70 para 503.120, 1980, e, em 1991, para 1. 130. 874 para, em 2000, alcançar o expressivo número de 1. 377.792 habitantes.
  Todo este processo contribuiu para que Rondônia por meio da LEI COMPLEMENTAR N° 41 de 22 de Dezembro de 1981 fosse elevado a categoria de Estado.

  • Zoneamento socioeconômico-ecológico

  Hoje, Rondônia é o unico estado brasileiro com zoneamento socioeconômico-ecológico, na escala de 1:250.000 ha, com uma densa quantidade de informações sobre solos, fauna, flora, hidrografia, geomorfologia, etc. Que tem como objetivo estabelecer estratégias de desenvolvimento economico através do ordenamento territorial e ambiental harmonizando com a ocupação do espaço físico, mediante a adoção de politicas públicas de apoio a produção, adequando este sistema a uma utilização racional dos recursos naturais permitindo um melhor direcionamento de seus investimentos para as áreas de Zoneamento socioeconômico-ecológico.  


DEIXE SEU COMENTÁRIO!


Confira também:


Zoneamento socioeconômico-ecológico.   
EFMM, cronologia de uma epopéia.
O clima de Rondônia.
Ruas e Avenidas de PVH 
As Três Caixas D'agua
Parque Nacional Pacaás Novos- RO
Floresta Nacional do Bom Futuro-RO
Reserva Estadual Rio Ouro Preto- RO

Pesquise neste blog

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...