Área: 764.801 ha
Municípios que abrange: São Miguel do Guaporé, Alvorada do Oeste, Mirante da Serra, Gov. Jorge Teixeira, Guajará-Mirim, Nova Mamoré e Campo Novo.
Instrumento de Criação: Decreto Federal 84.019 de 21 de Setembro de 1979.
- Meio Físico

- Meio Biótico
Abrange as regiões zoogeográficas ZZ5 e ZZ4 mas não há levantamentos detalhados da fauna local. O plano de manejo do Parque indica a presença de uma fauna diversificada, ressaltando-se uma grande variedade de aves, incluindo algumas características de cerrado. Devido ás condições de relevo e vegetação é alta a probabilidade de ocorrência de especies endêmicas do parque, o que poderá ser comprovado por estudos futuros.
O parque apresenta um verdadeiro mosaico vegetacional devido as suas características de relevo, com formações de savana nas partes mais altas e áreas de florestas nas encostas mais baixas, além de formação de transição entre ambas. A vegetação dominante é a floresta ombrófila aberta submontana( 46% do parque), seguindo por vegetação de contato Savana/Floresta Ombrófila(18,3% do parque), Savana Arborizada(8,8%), Savana Densa(8,05%), Savana Parque(7,8%) e extensões limitadas de Floresta Ombrófila Densa Submontana(6%), Savana Gramíneo-Lenhosa(1,6%), Florestas Ombrófilas Densas Aluviais(0,81%), Floresta Ombrófila Aberta co Bambus( 0,36%) e as áreas de Vegetação Pioneira Aluvial(0,08%). Cerca de 2% da área total do parque encontram-se alteradas por ação humana.
- Situação atual
O Parna de Pacaás Novos se encontra sobreposto em áreas indígenas de nome Uru-Eu-Wau-Wau.
Nenhum comentário:
Postar um comentário