domingo, agosto 28, 2011

Parque Nacional Pacaás Novos- RO

Área: 764.801 ha
Municípios que abrange: São Miguel do Guaporé, Alvorada do Oeste, Mirante da Serra, Gov. Jorge Teixeira, Guajará-Mirim, Nova Mamoré e Campo Novo.
Instrumento de Criação: Decreto Federal 84.019 de 21 de Setembro de 1979.

  • Meio Físico
  O Parque Nacional Pacaás Novos está localizado na região central do estado. Sua relevância é notada quando se verifica que constitui a nascente dos rios: Cautário, Urupá, São Miguel, Muqui, Jamari, Pacaás Novos, Jaci-Paraná e Candeias, que formam as principais bacias hidrográficas do estado. As unidades geomorfológica de relevo são: Planaltos Residuais do Guaporé, Pediplano Centro Ocidental Brasileiro e planalto dissecado sul da Amazônia. As atitudes mais baixas ocorrem na faixa de 100 metros, as médias em torno de 400 metros e o ponto culminante( o mais alto do estado), o Pico do Tracoá se destaca com 1 230 metros de altitude. Os tipos de solos mais significativos da área do Parque são: Prodzólico Vermelho, Solos Litólicos, Afloramentos Rochosos, Terra roxa estruturada, Areias Quartzosas e Latossolo Vermelho Amarelo.


  • Meio Biótico  
  Abrange as regiões zoogeográficas ZZ5 e ZZ4 mas não há levantamentos detalhados da fauna local. O plano de manejo do Parque indica a presença de uma fauna diversificada, ressaltando-se uma grande variedade de aves, incluindo algumas características de cerrado. Devido ás condições de relevo e vegetação é alta a probabilidade de ocorrência de especies endêmicas do parque, o que poderá ser comprovado por estudos futuros. 

  O parque apresenta um verdadeiro mosaico vegetacional devido as suas características de relevo, com formações de savana nas partes mais altas e áreas de florestas nas encostas mais baixas, além de formação de transição entre ambas. A vegetação dominante é a floresta ombrófila aberta submontana( 46% do parque), seguindo por vegetação de contato Savana/Floresta Ombrófila(18,3% do parque), Savana Arborizada(8,8%), Savana Densa(8,05%), Savana Parque(7,8%) e extensões limitadas de Floresta Ombrófila Densa Submontana(6%), Savana Gramíneo-Lenhosa(1,6%), Florestas Ombrófilas Densas Aluviais(0,81%), Floresta Ombrófila Aberta co Bambus( 0,36%) e as áreas de Vegetação Pioneira Aluvial(0,08%). Cerca de 2% da área total do parque encontram-se alteradas por ação humana.
  • Situação atual
  Houve problemas de invasão da área do parque, no município de São Miguel do Guaporé, por onde há acesso a área protegida a linha 82. Foram constatados vários desmatamentos na área, além de retirada de madeira. A área foi desintrusada pelo IBAMA em 1997. No entanto ainda ocorre roubo de madeira e palmito.
  O Parna de Pacaás Novos se encontra sobreposto em áreas indígenas de nome Uru-Eu-Wau-Wau.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquise neste blog

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...