Brocchinia Reducta
Nome Técnico:
Brocchinia
Família :
Angiospermae-Família Bromeliaceae, subfamília Pitcairnioideae.
Origem:
Originária da Venezuela, Guianas e Brasil
- Descrição:
Bromélia de folhas largas e de roseta mais fechada, pode atingir de 30 a 50 cm de altura. As folhas são verde-claras e têm uma cerosidade, principalmente na parte interna.
Os insetos são atraídos pelo perfume de mel e pela coloração do ultravioleta emitido pelas folhas internas. Ao se debaterem caem na água do tanque e se afogam. O líquido bastante ácido no fundo do tanque tem bactérias de decomposição que fazem seu trabalho e a carcaça é decomposta a elementos simples de nitrogênio, carbono, etc. A planta então absorve estes nutrientes que estão na água do tanque na roseta central.
Este gênero é considerado por pesquisadores como carnívora, insetos que caem dentro da roseta onde está o tanque com água são decompostos por microorganismos e aproveitados desta forma pela planta. Não possui, no entanto, como as plantas chamadas de carnívoras, elementos de atração, apreensão nem líquidos digestivos para que assim possa ser classificada. Sua falsa armadilha é considerada passiva. Seu habitat é em meio a zonas secas de vegetação esparsa, no solo ou em árvores. Pode ser encontrada em Goiás na região do planalto.
- Modo de Cultivo :
Poucas referências existem para o cultivo deste gênero. Será preciso repetir as condições de seu habitat natural. Considerar que o substrato deverá ser pobre em nutrientes, não muito úmido. Uma mistura de esfagno, areia, cascas de pínus bem lavada e húmus de minhoca.
Plantar em vasos, onde será colocado no fundo cascalho ou isopor em pedaços para drenagem.
Conservar a planta sob árvores ou cultivar em estufa. Luz direta do sol nas horas mais amenas do dia. Aspersão de água nas folhas, mantendo o tanque úmido e adubação foliar. Para adubar, utilizar adubo NPK 10-4-16 em dosagem baixa, cerca de 1 colher de chá do adubo dissolvendo em 1 litro de água e colocando no aspersor, umedecendo as folhas. Cuidar para que não esteja ao sol neste momento. A melhor época para adubar é da primavera até o verão.
Fonte: Fazfacil.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário