quarta-feira, novembro 09, 2011

Paineira

Ceiba speciosa

Nome Técnico: Ceiba speciosa (ex-Chorisia speciosa)
Nomes Populares : Paineira
Família : Angiospermae – Família Bombacaceae
Origem: Nativa brasileira

  • Descrição:
  Árvore espinhosa, decídua de até 30,0 m de altura, tronco com casca grossa e folhas compostas digitadas.
As flores são vistosas, na cor rosa-forte ou rosa mais claro, surgindo no início do verão e permanecendo florida até abril. 
  • Modo de cultivo:
  Necessita de sol, solo fértil e adapta-se melhor em terrenos com alguma umidade, como em vales e planícies aluviais.As mudas em viveiro têm tamanho padrão e são comercializadas com 2,80 a 3,0 m, dentro de vasos grandes.Para plantar mudas de árvores, abrir a cova o dobro do tamanho do torrão da muda. 
Acrescentar o adubo animal curtido misturado com o composto orgânico . Adicionar adubo granulado tipo NPK formulação 10-10-10, cerca de 200 gramas/cova, misturando bem ao composto.Colocar um tutor feito de sarrafo ou de madeira própria para tal, colocar o torrão, amarrando a muda com cordão de algodão. Regar bem. Acrescentar nas laterais o restante da mistura. Regar novamente. Por mais de 10 dias regar a muda diariamente.Uma observação deve ser feita: quando plantar, por vezes a cova fica muito funda e a muda terá o colo abaixo da linha do solo. O colo é a parte da planta que fica a descoberto do solo. Isto prejudica seu desenvolvimento.
  • Paisagismo:
  Como é planta de grande porte, recomenda-se um bom espaço para o seu plantio. Os frutos são cápsulas, possuindo inúmeras sementes, envoltas em filamentos chamados de paina, muito usados pelos pássaros para confecção de ninhos.  Tem grande efeito ornamental e é recomendada para plantio de seleção mista em áreas degradas para preservação permanente. Ocorre desde o Rio de Janeiro até o Rio Grande do Sul.

Fonte: Fazfacil.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquise neste blog

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...