domingo, outubro 30, 2011

Jacucaca


Penelope jacucaca Spix, 1825

NOME POPULAR: Jacucaca; Jacu-da-testa-branca; Jacu-goela
FILO: Chordata
CLASSE: Aves
ORDEM: Galliformes
FAMÍLIA: Cracidae
STATUS DE AMEAÇA
Brasil (MMA, IN 03/03): Ameaçada
Estados Brasileiros: não consta
CATEGORIAS RECOMENDADAS
Mundial (IUCN, 2007): VU
Brasil (Biodiversitas, 2002): VU – A4cd

  • INFORMAÇÕES GERAIS 

  Penelope jacucaca, endêmica da Caatinga, é a maior espécie de cracídeo deste bioma, vivendo preferencialmente na Caatinga arbórea e nas matas secas. Ocorria em quase todos os Estados do Nordeste brasileiro e em Minas Gerais, aproximando-se da costa em alguns locais. Nas caatingas, prefere as áreas mais úmidas e próximas dos rios, temporários ou não. Tolera algum tipo de perturbação em seu ambiente, mas é bastante sensível à caça. Essencialmente frugívoro, tem predileção por frutos, como o do joazeiro, consumindo também flores de ipê. Pode ser visto sozinho, aos pares ou em pequenos grupos, que se deslocam rapidamente pelo solo ou pelas árvores, fazendo grande barulho. Essas aves vocalizam principalmente de madrugada e ao crepúsculo, quando se reúnem para dormir. Não são conhecidos os seus hábitos reprodutivos na natureza, mas filhotes têm sido obtidos com certa facilidade em cativeiro. 

  • DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA 

  Ocupava grande área de caatinga arbórea nos Estados do Maranhão (sul), Piauí, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Bahia e Minas Gerais, sendo extinto em boa parte de sua distribuição original. Presente principalmente em Unidades de Conservação nos Estados do Piauí, Ceará, Bahia e Pernambuco. Recentemente, foi registrado em Mocambinho e Januária (MG). Provavelmente extinto em Alagoas, na Paraíba e na faixa leste de Pernambuco. 

  • PRESENÇA EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO 

  PARNA da Serra da Capivara, PARNA da Serra das Confusões, PARNA Sete Cidades e PARNA das Nascentes do Rio Parnaíba (PI); PARNA da Serra de Itabaiana (SE); PARNA da Chapada Diamantina e EE do Raso da Catarina (BA); FLONA do Araripe, APA da Serra da Aratanha e APA da Serra do Baturité (CE); REBIO de Serra Negra e Reserva Ecológica Maurício Dantas (PE). 

  • PRINCIPAIS AMEAÇAS

  Como as matas secas e a caatinga arbórea continuam sendo devastadas no Nordeste do Brasil, a perda de hábitat é a principal ameaça à espécie. O jacucaca, como todo cracídeo, também sofre com a caça intensa, desaparecendo rapidamente de muitas áreas. Em função de seu porte, é mais procurado do que o ainda comum jacupemba (Penelope superciliaris ochromithra), que é sintópico em grande parte de sua distribuição. 

  • ESTRATÉGIAS DE CONSERVAÇÃO

  É importante a proteção efetiva contra os caçadores e a degradação ambiental das Unidades de Conservação onde esta espécie ainda ocorre, especialmente na serra da Capivara, serra das Confusões e serraNegra. A restauração dos habitats e a formação de corredores ecológicos podem surtir efeitos positivos. A criação em cativeiro é também uma ferramenta importante para a conservação da espécie. Aparentemente, o jacucaca se reproduz com certa facilidade em cativeiro e os filhotes poderiam ser utilizados em programas de reintrodução.

  • ESPECIALISTAS/NÚCLEOS DE PESQUISA E CONSERVAÇÃO 

  Pedro Lima (CETREL – Empresa de Proteção Ambiental); Andei Roos (CEMAVE); Galileu Coelho (Pesquisador autônomo); Roberto Azeredo (Fundação Crax).

Fonte: Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquise neste blog

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...