NOME POPULAR: Aranha-chicote
FILO: Arthropoda
CLASSE: Arachnida
ORDEM: Amblypygi
FAMÍLIA: Charinidae
STATUS DE AMEAÇA
Brasil (MMA, IN 03/03): Ameaçada
Estados Brasileiros: não consta
CATEGORIAS RECOMENDADAS
Mundial (IUCN, 2007): não consta
Brasil (Biodiversitas, 2002): CR – B2ab(ii)
- INFORMAÇÕES GERAIS
Charinus troglobius foi o primeiro troglóbio descrito para o Brasil. Esta espécie é a que apresenta maior tamanho dentro do gênero, com comprimento entre 8,4 e 10 mm para os machos e 8 e 10,5 mm para as fêmeas. Todos os espécimes conhecidos são oriundos da localidade-tipo, na serra do Ramalho, na Bahia.
Nesta área, há uma grande concentração de cavernas, as quais apresentam uma fauna endêmica bastante diversa, que merece ser mais bem estudada e protegida. Nas cavernas, todos os exemplares foram coletados em zona escura, perto dos corpos d’água. Os animais observados mostraram-se lentos em relação à luminosidade, mas se moveram com rapidez durante tentativas de captura (Baptista & Giupponi, 2002).
- DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA
Conhecida apenas para uma caverna, a Gruta do Zé Bastos, na serra do Ramalho, em Carinhanha, na Bahia.
- PRESENÇA EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO
Desconhecida.
- PRINCIPAIS AMEAÇAS
A principal ameaça à espécie é a destruição ou alteração das condições físicas das cavernas da região, especialmente naquela onde foi coletada.
- ESTRATÉGIAS DE CONSERVAÇÃO
Como estratégia para a conservação da espécie, recomenda-se criar, urgentemente, uma área de proteção às cavernas desta região e ampliar a pesquisa científica, com novos inventários e monitoramento da área.
- ESPECIALISTAS/NÚCLEOS DE PESQUISA E CONSERVAÇÃO
Alessandro P. L. Giupponi e Renner L. C. Baptista (MNRJ).
Nenhum comentário:
Postar um comentário