quinta-feira, janeiro 12, 2012

Gerador movido a etanol começa a operar em base do Brasil na Antártida

País é o primeiro a gerar eletricidade com biocombustível no Polo Sul.
Projeto foi desenvolvido em conjunto pela Petrobras, VSE e Marinha.

  A Estação Antártica Comandante Ferraz, mantida pela Marinha na Antártida, começou a receber desde esta terça-feira (10) energia elétrica a partir de um motogerador movido a etanol, de acordo com a Petrobras.
  Com capacidade de gerar 250 kw/h, o equipamento funcionará com 350 mil litros de etanol, cedidos pela estatal, transportados juntamente com o equipamento, que desembarcou de um navio na plataforma glacial em novembro passado.
  A iniciativa conta com investimentos de R$ 2,5 milhões vindos de uma parceria entre a Petrobras Biocombustível, a Vale Soluções em Energia (VSE), de São José dos Campos (SP) e pela Marinha do Brasil.
  De acordo com a empresa, com a ação o Brasil se tornou o primeiro país a utilizar etanol para geração de energia no continente antártico. Durante um ano, o motogerador vai operar juntamente com os demais equipamentos já existentes a diesel, porém, emitindo menos CO2 na atmosfera.
Motogerador movido a etanol é transportado por equipes da Petrobras até a base mantida pela Marinha na Antártida (Foto: Divulgação/Agência Petrobras/Marinha/Haroldo Palo Jr)

        O equipamento, com potência de 250 kw/h, tornou o Brasil o primeiro país a gerar eletricidade com etanol em toda a Antártida (Foto: Divulgação/Agência Petrobras/Marinha/Haroldo Palo Jr)

Condições Atuais em PVH IUV com Nuvem
26ºCTEMPERATURA
88%UMIDADE RELATIVA
28ºCSENSAÇÃO TÉRMICA
NDNDkm/h
DIR. E INTENSIDADE
DO VENTO
1010hPaPRESSÃO ATMOSFÉRICA *
Predomínio de Sol - Sol na maior parte do período.


12/01/2012
07h30
Fonte: Redemet Dados de AeroportosAtualizado: 12/01/2012 08h00ND-Não disponível *Pressão Reduzida ao Nível Médio do Mar












Fonte: Globo Natureza, em São Paulo
Deixe seu comentário!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquise neste blog

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...