sexta-feira, janeiro 06, 2012

Formigas usam traços de ancestrais para fazer ‘supersoldados’

Em situações de perigo, características genéticas silenciosas reaparecem.
Fenômeno é conhecido na biologia como 'atavismo'.

  Entre as formigas, o “supersoldado” é um tipo que tem a cabeça e o corpo maiores e bloqueia as entradas do formigueiro para proteger a colônia em situações de perigo. Em um estudo publicado na edição desta sexta-feira (6) da revista “Science”, ele é também um exemplo inédito para o estudo da evolução.



Supersoldados, à direita, em comparação aos soldados, à esquerda (Foto: Alex Wild/alexanderwild.com/Cortesia)


  
  A pesquisa foi feita com formigas do gênero Pheidole, que tem cerca de 1,1 mil espécies. Em apenas oito delas surgem supersoldados nas condições naturais. Essas espécies vivem no sudoeste dos EUA e no norte do México.
A equipe de Ehab Abouheif, da Universidade McGill, em Montreal, Canadá, pegou uma espécie de Pheidole de outra região, que não tinha registro de supersoldados, e colocou em situações de perigo. Essa se tornou capaz de produzir supersoldados.
  O teste foi repetido com outras espécies e obteve o mesmo resultado. “Se todas as espécies conseguem produzi-lo [o supersoldado], significa que havia um ancestral em comum”, concluiu Abouheif ao G1.
  “Elas perderam a característica, mas o potencial continua lá”, acrescentou o pesquisador. “O ambiente e a seleção natural sabem reconhecer isso”.

Atavismo
  O reaparecimento de uma característica que tinha ficado sem se manifestar durante várias gerações é conhecido na biologia como "atavismo". Segundo Abouheif, esse fenômeno sempre foi tratado como um furo na evolução, que não mereceria atenção especial. “Mostramos que não é o caso”, argumentou.
  A transformação das larvas em trabalhadores ou soldados é controlada pelas formigas de forma a suprir as necessidades da colônia. Estudos anteriores já mostraram que, se houver apenas soldados, a geração seguinte produzirá só formigas trabalhadoras.
  A definição de se uma larva será um trabalhador ou um soldado se deve a condições químicas, como a temperatura a que elas ficam expostas e hormônios envolvidos no processo. De forma geral, uma colônia de formigas Pheidole tem um soldado para cada 19 trabalhadores.
Condições Atuais em PVH IUV com Nuvem
25ºCTEMPERATURA
88%UMIDADE RELATIVA
26ºCSENSAÇÃO TÉRMICA
NDNDkm/h
DIR. E INTENSIDADE
DO VENTO
1010hPaPRESSÃO ATMOSFÉRICA *
Parcialmente Nublado - Sol entre poucas nuvens.


06/01/2012
08h15
Fonte: Redemet Dados de AeroportosAtualizado: 06/01/2012 08h00ND-Não disponível *Pressão Reduzida ao Nível Médio do Mar












Fonte: G1, em São Paulo
Deixe seu comentário!

Um comentário:

  1. Nossa que interessante isso que acontece com as formigas, é muito bom saber que a ciência avança a passos largos.

    ResponderExcluir

Pesquise neste blog

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...