terça-feira, janeiro 24, 2012

Grande piscina de água doce se expande no Ártico, afirmam cientistas

Temperatura da Europa pode cair se água doce atingir oceano, diz estudo.
Análise sobre mudança foi publicada na revista 'Nature Geoscience'.

  Uma enorme piscina de água doce no Oceano Ártico está se expandindo e pode baixar a temperatura da Europa, ao diminuir a velocidade da corrente oceânica, segundo estudo científico publicado neste fim de semana na revista "Nature Geoscience Journal".
  Usando satélites para medir a altura da superfície do mar de 1995 a 2010, especialistas do University College of London e do National Oceanography Centre descobriram que a superfície oeste do Ártico subiu cerca de 15 centímetros desde 2002.
  O volume de água doce aumentou em pelo menos 8.000 km³ ou cerca de 10% de toda a água doce do Oceano Ártico. O aumento pode ser devido aos fortes ventos do Ártico que fazem com que uma corrente oceânica chamada Beaufort Gyre aumente, fazendo o nível do mar se elevar.

Ainda em estudo
  O Giro Beaufort é uma das correntes oceânicas menos compreendidas do planeta. Cientistas acreditam que os ritmos naturais do Giro podem ser afetados pelo aquecimento global e isso pode trazer graves complicações para a circulação do oceano e no aumento dos níveis do mar.
  Modelos climáticos sugerem que o vento soprando na superfície do mar formou uma cúpula no meio do Giro Beaufort, mas existem poucos estudos para confirmar isso.
  De acordo com a pesquisa, se o vento mudar de direção, o que aconteceu entre meados da década de 1980 e meados da seguinte, a piscina de água doce poderá vazar para o resto do Oceano Ártico e até mesmo para o norte do Atlântico.
  Isso poderá esfriar a Europa ao diminuir uma corrente oceânica vinda da Corrente do Golfo, que mantém o clima da Europa relativamente moderado, comparado a países com latitudes semelhantes.
Condições Atuais em PVH IUV com Nuvem
25ºCTEMPERATURA
94%UMIDADE RELATIVA
26ºCSENSAÇÃO TÉRMICA
NO7km/h
DIR. E INTENSIDADE
DO VENTO
1010hPaPRESSÃO ATMOSFÉRICA *
Nublado - Muitas nuvens com curtos períodos de sol.


24/01/2012
07h45
Fonte: Redemet Dados de AeroportosAtualizado: 24/01/2012 08h00ND-Não disponível *Pressão Reduzida ao Nível Médio do Mar







Fonte: Reuters
Deixe seu comentário!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquise neste blog

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...