terça-feira, janeiro 31, 2012

Equipe transforma pele em neurônio sem passar por fase de célula-tronco

Cientistas norte-americanos conseguiram o feito em experiência com ratos.
Técnica foi descrita na revista da Academia Americana de Ciências.

  Cientistas da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, conseguiram converter células da pele de ratos em estruturas que antecedem os neurônios, sem a necessidade de transformá-las em células-tronco durante o processo. O feito foi descrito por uma equipe da Faculdade de Medicina da instituição na revista da Academia Americana de Ciências (PNAS).
  Os dados divulgados nesta segunda-feira (30) dão sequência a estudos anteriores do mesmo grupo que buscavam demonstrar como células da pele de ratos e humanos podem ser convertidas diretamente em neurônios que funcionem.
  A pesquisa pode ser prova de que uma célula adulta não precisa "regredir" ao estágio de célula-tronco -- que pode se transformar em quase todos os tecidos humanos -- para poder ser convertida em um tipo diferente de célula.
  Caso trabalhos futuros confirmem essa hipótese, a técnica pode ser uma alternativa às pesquisas com células-tronco extraídas de embriões humanos ou que são criadas a partir de células-adultas de locais como o coração e a pele.
  As estruturas precursoras dos neurônios podem se diferenciar em outros dois tipos de células do sistema nervoso. Elas ainda apresentam a vantagem em relação aos neurônios adultos de poderem ser cultivadas em larga escala nos laboratórios, o que pode ser útil no caso de transplantes e testes de medicamentos.
  No experimento, os cientistas precisaram de apenas três meses para fazer a conversão completa das células da pele nas estruturas do sistema nervoso.
Condições Atuais em PVH IUV com Nuvem
26ºCTEMPERATURA
88%UMIDADE RELATIVA
28ºCSENSAÇÃO TÉRMICA
NDNDkm/h
DIR. E INTENSIDADE
DO VENTO
1010hPaPRESSÃO ATMOSFÉRICA *
Nublado - Muitas nuvens com curtos períodos de sol.


31/01/2012
09h15
Fonte: Redemet Dados de AeroportosAtualizado: 31/01/2012 09h00ND-Não disponível *Pressão Reduzida ao Nível Médio do Mar







Fonte: G1, em São Paulo
Deixe seu comentário!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquise neste blog

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...