terça-feira, fevereiro 07, 2012

Cientistas reproduzem canto de inseto pré-histórico

Estrutura das asas revelou como seriam os sons das esperanças.
Animal viveu há 165 milhões de anos, no tempo dos dinossauros.

  Um estudo publicado nesta segunda-feira (6) revelou os sons feitos por insetos pré-históricos. A pesquisa publicada pela revista científica “Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS)” reproduziu o canto de esperanças – parentes dos grilos – que viveram 165 milhões de anos atrás, quando os dinossauros dominavam a Terra.
  Ao lado de algumas espécies de anfíbios, esses animais estavam entre os primeiros capazes de produzir sons altos por meio da estridulação – atrito entre certas partes do corpo. As esperanças modernas fazem isso esfregando suas asas uma na outra.
  No atual estudo, paleontologistas da Universidade Normal da Capital, em Pequim, na China, encontraram um fóssil muito bem preservado do inseto, que viveu no período jurássico. Com ajuda de especialistas da Universidade de Bristol, na Inglaterra, e da Universidade de Kansas, nos EUA, eles descobriram como era o som da nova espécie, batizada de Archaboilus musicus.
  Os detalhes das asas, usados na estridulação, estavam intactos a ponto de serem vistos claramente no microscópio. Os especialistas compararam então a estrutura à de espécies modernas de esperanças. A conclusão foi de que esse inseto produzia canções musicais com frequências simples 
  “Para o Archaboilus [musicus], assim com as espécies atuais de esperanças, cantar constitui um componente chave da atração de parceiros. Cantar alto e claro mostra a presença, a localização e a qualidade do cantor, uma mensagem a que as fêmeas escolhem responder ou não”, disse o pesquisador Daniel Robert, em material divulgado pela Universidade de Bristol.
Condições Atuais em PVH IUV com Nuvem
25ºCTEMPERATURA
94%UMIDADE RELATIVA
26ºCSENSAÇÃO TÉRMICA
ND0km/h
DIR. E INTENSIDADE
DO VENTO
1009hPaPRESSÃO ATMOSFÉRICA *
Nublado - Muitas nuvens com curtos períodos de sol.


07/02/2012
07h30
Fonte: Redemet Dados de AeroportosAtualizado: 07/02/2012 07h00ND-Não disponível *Pressão Reduzida ao Nível Médio do Mar







Fonte: G1, em São Paulo
Deixe seu comentário!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquise neste blog

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...