sexta-feira, fevereiro 24, 2012

Emissões de CO2 têm que cair de forma drástica, afirma estudo alemão

Institutos divulgaram nesta quinta-feira previsão climática para este século.
Com maior taxa de carbono, oceanos estão 30% mais acidificados.

  Limitar o aquecimento global a dois graus Celsius neste século é possível se as emissões de CO2 forem reduzidas drasticamente, de acordo com um estudo divulgado nesta quinta-feira (23) pelo Instituto Max Planck de Meteorologia (MPI-M) e pelo laboratório de clima do Deutsches Klimarechenzentrum (DKRZ).
  A afirmação foi feita pelo diretor do Max Planck, Jochem Marotzke, em entrevista coletiva realizada em Berlim, na Alemanha. Ele e um grupo de cientistas avaliaram simulações climáticas que refletiam o aumento contínuo da concentração de CO2.
  O resultado desta elevação resultaria em uma subida significativa da temperatura e também na acidificação dos oceanos. Segundo os especialistas, no pior cenário, a previsão aponta que a temperatura global crescerá em quatro graus Celsius até 2100, com sérias consequências. “A tendência seria de ondas de calor mais prolongadas e críticas em todo o planeta”, diz Marotzke.

                     

Infiltrações vulcânicas na região de Pápua Nova Guiné simula emissões de CO2 na atmosfera: recifes de corais podem desaparecer (Foto: Katharina Fabricius/Australian Institute of Marine Science)

Mudança nas correntes
  Com o estudo foi possível também prever pela primeira vez a circulação das correntes no Oceano Atlântico Norte em cinco e dez anos. “As estimativas atuais mostram que, devido ao CO2, o oceano está 30% mais acidificado na comparação com o período pré-industrial”, afirma Johann Jungclaus, oceanógrafo do Instituto Max Planck. Ele acrescenta que muitos organismos não sobrevivem a essas mudanças.
  Os resultados vão integrar o documento sobre o ciclo de carbono e a dinâmica da vegetação nas projeções climáticas para este século, que fará parte do quinto relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), que deverá ser concluído entre 2013 e 2014.
Condições Atuais em PVH IUV com Nuvem
25ºCTEMPERATURA
94%UMIDADE RELATIVA
26ºCSENSAÇÃO TÉRMICA
S7km/h
DIR. E INTENSIDADE
DO VENTO
1010hPaPRESSÃO ATMOSFÉRICA *
Parcialmente Nublado - Sol entre poucas nuvens.


24/02/2012
07h30
Fonte: Redemet Dados de AeroportosAtualizado: 24/02/2012 08h00ND-Não disponível *Pressão Reduzida ao Nível Médio do Mar



Fonte:Globo Natureza, com agências internacionais*
Deixe seu comentário!

Um comentário:

  1. Esse pessoal esqueceu que os oceanos ficam mais acidificados quanto estão frios, pelo simples fato de a água fria conseguir manter solúvel o CO2, diferente das águas quentes que emitem esse gás na atmosfera. Esqueceram também que as fossas submarinas transportam grande quantidade de CO2 do magma para o oceano, muito mais eficiente do que as emissões antrópicas que somam apenas 6% do total de emissões. Esqueceram que além de tudo, o CO2 tem pouquíssima participação no efeito estufa e que o principal agente desse efeito é o vapor d'água.

    Fazem da ciência uma brincadeirinha, para colocar medo, criar problemas, levantar soluções e ganhar muito, mais muito dinheiro

    ResponderExcluir

Pesquise neste blog

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...