sexta-feira, fevereiro 24, 2012

Pesquisa encontra gravura rupestre mais antiga das Américas em MG

Desenho de, pelo menos, 10,5 mil anos foi achado em Lagoa Santa.
Figura mostra um homem com pênis de tamanho exagerado.

  Pesquisadores encontraram em Minas Gerais a gravura rupestre mais antiga das Américas. O desenho esculpido na pedra foi feito há, pelo menos, 10,5 mil anos, e pode ter até 12 mil anos de idade.
  Segundo os autores do estudo, há outros vestígios de gravuras no Piauí, nos EUA e na Argentina, mas a descoberta "é a mais antiga prova indiscutível de arte em rochas nas Américas".
  A descoberta foi feita no sítio arqueológico de Lapa do Santo, no município de Lagoa Santa, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Na mesma região, foi encontrado o esqueleto de “Luzia”, que está entre os mais antigos vestígios humanos das Américas.

                 

À esquerda, a gravura rupestre original, esculpida na Lapa do Santo. À direita, um desenho que reproduz a figura com fidelidade (Foto: Reprodução/PLoS ONE)

  A gravura representa um homem com a cabeça em formato de “C”, mãos com três dedos e um pênis de tamanho exagerado. A figura tem aproximadamente 30 cm de altura e 20 cm de largura. Desenhos no mesmo estilo também são encontrados em outros sítios arqueológicos não só em Minas Gerais, mas também no Nordeste.
  A medição da idade da gravura foi feita de duas maneiras diferentes. Paralelamente, os pesquisadores analisaram restos de carvão usados em fogueiras, acumulados em volta da imagem, e grãos de rochas disponíveis na própria figura.
  A pesquisa foi liderada por Walter Neves, da Universidade de São Paulo (USP), e assinada por outros três cientistas brasileiros e um americano. Os resultados foram publicado pela revista científica “PLoS One”.
Condições Atuais em PVH IUV com Nuvem
25ºCTEMPERATURA
94%UMIDADE RELATIVA
26ºCSENSAÇÃO TÉRMICA
S7km/h
DIR. E INTENSIDADE
DO VENTO
1010hPaPRESSÃO ATMOSFÉRICA *
Parcialmente Nublado - Sol entre poucas nuvens.


24/02/2012
07h30
Fonte: Redemet Dados de AeroportosAtualizado: 24/02/2012 08h00ND-Não disponível *Pressão Reduzida ao Nível Médio do Mar







Fonte: G1, em São Paulo
Deixe seu comentário!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquise neste blog

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...