quarta-feira, fevereiro 01, 2012

Técnicos do Ibama vão sobrevoar área de poço da Petrobras

Acidente teria causado o derrame de 160 barris de óleo na Bacia de Santos. 
A petroleira só poderá retomar produção com autorização do Ibama.

  O Ibama enviou dois técnicos para a Sala de Operações de Emergência da Petrobrás, em Macáe, Rio de Janeiro, para acompanhar os trabalhos de recolhimento de óleo, após rompimento de equipamento do navio-plataforma FPWSO Dynamic Producer, da Petrobras, localizado na Bacia de Santos. O acidente teria provocado o vazamento de cerca de 160 barris de petróleo, segundo estimativas da petroleira.
  Na quarta-feira (1), outros dois analistas ambientais do Ibama vão sobrevoar a área para avaliar a dimensão do vazamento e a implementação do plano de emergência já acionado pela Petrobras.
  O navio-plataforma produzia óleo para o Teste de Longa Duração (TLD) na área de Carioca Nordeste, no pré-sal da Bacia de Santos, segundo a Petrobras. O TLD estava regularmente licenciado pelo Ibama, afirmou o órgão. O plano de emergência colocado em prática pela Petrobras também faz parte da licença.
  O Ibama recebeu na manhã desta terça-feira um comunicado da Petrobrás informando sobre o vazamento. Segundo a notificação, houve a ruptura de um equipamento que conecta a plataforma à cabeça do poço no fundo do mar, o que provocou a liberação de 33m³ de petróleo cru no ambiente marinho, em uma primeira estimativa. Após o acidente, um conjunto de válvulas teria fechado o poço imediatamente.
  Ainda segundo o Ibama, a Petrobras só poderá retomar a produção mediante autorização do órgão ambiental. Isso só ocorrerá após a apuração das causas do acidente e do dimensionamento das suas consequências ambientais.

Acidente
  Mais cedo, a Petrobras informou que fechou um poço após detectar, por volta das 8h30, um rompimento na coluna de produção do navio-plataforma, que está localizado na Bacia de Santos, a cerca de 300 quilômetros da costa do estado de São Paulo, na direção de Ilhabela, a uma profundidade de 2.140 metros.
  Em mapa divulgado pela estatal (veja abaixo), a região do poço onde ocorreu o acidente aparece localizada a 275 km da costa paulista.

Área onde ocorreu o vazamento da Petrobras (Foto: Editoria de arte G1)

  "Uma estimativa preliminar aponta a possibilidade de terem vazado 160 barris de petróleo. Não há possibilidade do petróleo chegar à costa brasileira", informou a estatal em nota. Ainda de acordo com a empresa, o sistema de segurança fechou automaticamente o poço após o rompimento. "O poço encontra-se fechado e em condições seguras".
  Segundo o comunicado, as causas do acidente estão sendo investigadas e a empresa já comunicou o fato à Marinha do Brasil, ao Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) e à Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Por telefone, o G1 entrou em contato com a assessoria de imprensa da ANP, da Marinha e do Ibama e aguarda retorno.
 "O poço encontrava-se em produção com um sistema de monitoramento e registro contínuo", informou nota.
  "A Petrobras acionou imediatamente o seu Plano de Emergência. Foram mobilizados todos os recursos necessários para o recolhimento do petróleo no mar e do petróleo residual da parte superior da coluna", informou a empresa.
  Em novembro do ano passado, um incidente ocorrido durante a perfuração de um poço de petróleo pela petroleira Chevron resultou no vazamento de aproximadamente 2.400 barris de petróleo no campo de Frade, na bacia de Campos.
Condições Atuais em PVH IUV com Nuvem
26ºCTEMPERATURA
94%UMIDADE RELATIVA
28ºCSENSAÇÃO TÉRMICA
ND1km/h
DIR. E INTENSIDADE
DO VENTO
1010hPaPRESSÃO ATMOSFÉRICA *
Parcialmente Nublado - Sol entre poucas nuvens.


01/02/2012
08h00
Fonte: Redemet Dados de AeroportosAtualizado: 01/02/2012 08h00ND-Não disponível *Pressão Reduzida ao Nível Médio do Mar







Fonte: Globo Natureza, em São Paulo
Deixe seu comentário!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquise neste blog

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...