sexta-feira, fevereiro 03, 2012

Mancha de óleo que vazou na Bacia de Santos está 'reduzida', diz Marinha

Ondas e ventos fortes estão ajudando a dispersar a mancha de óleo.
Navios da Petrobras estão realizando dispersão mecânica com jatos d’água.

  As manchas de óleo que vazaram de um duto da Petrobras na área da Bacia de Santos estão “dispersas, bastante reduzidas” em relação à véspera, e “deslocando-se para sudoeste, afastando a possibilidade de o óleo alcançar o litoral”, segundo o Grupo de Acompanhamento e Avaliação (GAA) formando por representantes da Marinha do Brasil, da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).


  Grupo de Acompanhamento e Avaliação trabalha na região em que óleo vazou de duto da Petrobras na Bacia de Santos, na região do pré-sal (Foto: Divulgação/Marinha)
  
  Segundo nota divulgada na noite desta quinta-feira (2), "as condições do mar na área, com ondas de 2,5 a 3 metros e ventos de 17 a 27 nós, tem contribuído para a dispersão das manchas".
  O comunicado informa que fiscais da ANP recolheram informações que servirão de subsídios para a apuração das causas do incidente e que o Ibama também esteve a bordo e analisará a atuação da Petrobras na resposta ao vazamento.

                                                                                          

Imagem mostra embarcação realizando dispersão mecânica com jatos d’água (Foto: Divulgação/ Marinha)

  “A partir dessa avaliação, será estudada a possibilidade de aplicação de sanções administrativas”, destaca o comunicado do Grupo de Acompanhamento e Avaliação.
  “Peritos da Capitania dos Portos do Rio de Janeiro já efetuaram a coleta de dados no Navio-Plataforma, que instruirá o Inquérito instaurado para apurar o incidente. (...) A Marinha do Brasil permanece com um navio e uma aeronave 24 horas na área.”
  A nota diz que embarcações da Petrobras continuam realizando ações de resposta, por meio de dispersão mecânica com jatos d’água.

Petrobras
  Em nota divulgada na noite desta quinta-feira, a Petrobras disse que o trabalho de coleta do óleo derramado já foi concluído e afirmou que deu início à implantação do Plano de Monitoramento Ambiental.
  “Esse plano, que tem por objetivo avaliar possíveis impactos ambientais da ocorrência, tem procedimentos estabelecidos pelo Ibama”, diz a estatal.
  A Petrobras reforça que o trabalho de dispersão mecânica dos vestígios de óleo no mar está sendo apoiado por sobrevoos de helicóptero.
  “A Petrobras informa, por fim, que só solicitará autorização para retomar o Teste de Longa Duração de Carioca Nordeste após a conclusão das investigações sobre as causas da ocorrência.”
  O rompimento se deu no duto que liga o poço à plataforma. “Não houve vazamento do poço, que foi fechado automaticamente após a ruptura do duto.”
Condições Atuais em PVH IUV com Nuvem
25ºCTEMPERATURA
94%UMIDADE RELATIVA
26ºCSENSAÇÃO TÉRMICA
ND0km/h
DIR. E INTENSIDADE
DO VENTO
1009hPaPRESSÃO ATMOSFÉRICA *
Chuva - Muitas nuvens e chuvas periódicas.


03/02/2012
08h15
Fonte: Redemet Dados de AeroportosAtualizado: 03/02/2012 08h00ND-Não disponível *Pressão Reduzida ao Nível Médio do Mar







Fonte: G1, em São Paulo
Deixe seu comentário!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquise neste blog

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...