terça-feira, setembro 27, 2011

Floresta Nacional do Jamari- RO

Área: 223. 799 ha
Municípios que abrange: Jamari, Candeias do Jamari, Alto Paraíso e Cujubim.
Instrumento da criação: Decreto 90224 de 25 de setembro de 1984.



  • Meio Físico:
  A floresta Nacional Jamari está situada na região Norte do estado. A rede de drenagem está direcionada para as bacias dos rios Jamari e do rio Machado, por intermédio do rio Jacundá. A unidade de relevo que caracteriza  a área é Planalto Rebaixado da Amazônia Ocidental, com altimetria varando entre 100 e 200 metros. As classes de solos mapeados são: Latossolo Amarelo, Latossolo Vermelho Amarelo e Podzol Hidromórfico.

    Muiracatiara
  • Meio Biótico:
  Situa-se na região zoogeográfica ZZ5 e não existem levantamentos específico. É de se esperar que ocorra uma fauna similar à  vizinha Estação ecológica de Samuel.
  Cerca de 3% da FLONA perdeu sua vegetação natural. A reserva é recoberta em sua maior parte por Floresta Ombrófila Aberta Submontana (91%) com Palmeiras e Cipós, havendo áreas limitadas de formações pioneiras. A Floresta Ombrófila Aberta das Terras Baixas ocupa 5% da área e a Floresta Ombrófila Aberta aluvial apenas 7%. Somente 1% é ocupado por Floresta Ombrófila Densa Submontana.
  Segundo inventários florestais elaborados na área, as espécies arbóreas da Floresta Ombrófila Aberta Submontana mais importantes em número de árvores por ha, são Abioranas Pouteria spp., Breus Protium sp., Faveiras Vatairea Paraensis, Muiracatiaras Astronium lecointei e Angelins-rajados Pithecelobiums racemosum.





  • Situação atual:
  Em 1988 havia 10.994.24 ha da área ocupada com estradas, lagos artificiais e mineração. Existem 3 casas do IBAMA além da sede da mineradora Jacundá que possui boa infra-estrutura. Projetos de recuperação foram propostos. Destaca-se o problema da invasão da área por garimpeiros que exploram cassiterita.
 A infra estrutura disponível consiste em 3 construções, utilizada com residência e escritório pelo chefe da unidade e três funcionários. Existe uma proposta de manejo FLONA elaborada em 1985 pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, mas esta ainda não foi implementada. A Área não foi demarcada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquise neste blog

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...