domingo, setembro 25, 2011

Lagartinho-pintado


Cnemidophorus vacariensis Feltrim & Lema, 2000

Provável imagem da espécie
NOME POPULAR: Lagartinho-pintado
FILO: Chordata
CLASSE: Reptilia
ORDEM: Squamata
FAMÍLIA: Teiidae
STATUS DE AMEAÇA
Brasil (MMA, IN 03/03): Ameaçada
Estados Brasileiros: RS (VU); PR (VU)


CATEGORIAS RECOMENDADAS
Mundial (IUCN, 2007): não consta
Brasil (Biodiversitas, 2002): VU – B1ab(i) + 2ab(ii)

  • INFORMAÇÕES GERAIS 

  Cnemidophorus vacariensis é uma espécie de lagarto de pequeno porte, com cerca de 15 cm de comprimento total (Feltrim & Lema, 2000). É terrícola e vive em afloramentos rochosos situados em áreas de campo do planalto meridional do Brasil, em altitudes superiores a 900 m. Os indivíduos são encontrados ativos (termorregulando) entre 10h e 15h e inativos (sob pedras) nas primeiras horas da manhã e no final da tarde (Feltrim & Lema, 2000).

  • DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA 

  A espécie foi registrada nos municípios de Bom Jesus e Vacaria, no Rio Grande do Sul, e no município de Candoi, no Paraná (Di-Bernardo et al., 2003; Bérnils et al., 2004). 

  • PRESENÇA EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO 

  Desconhecida.

  • PRINCIPAIS AMEAÇAS

  A principal ameaça para C. vacariensis é a utilização dos campos para a pecuária e a silvicultura (introdução de monoculturas de Pinus spp.). A expansão crescente das monoculturas de pínus parece ser a ameaça mais séria à espécie, tendo em vista a drástica alteração estrutural resultante da conversão de áreas campestres em florestais (Di-Bernardo et al., 2003; Bérnils et al., 2004). A prática de queimadas também contribui para a descaracterização dos habitats campestres onde a espécie ocorre (Bérnils  et al., 2004). 

  • ESTRATÉGIAS DE CONSERVAÇÃO

  É importante realizar estudos visando avaliar o impacto das atividades de pecuária e silvicultura sobre as populações de C. vacariensis; promover um levantamento mais detalhado das áreas de sua ocorrência; obter informações sobre a biologia da espécie e criar Unidades de Conservação na área de sua distribuição. Como a espécie ocorre em afloramentos rochosos pouco extensos, Unidades de Conservação de pequeno tamanho poderiam ser efetivas para a sua conservação.

  • ESPECIALISTAS/NÚCLEOS DE PESQUISA E CONSERVAÇÃO 

Laura Verrastro Viñas (UFRGS).

Fonte: Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção.

2 comentários:

  1. qual o nome cientifico do largatinho pintado

    ResponderExcluir
  2. Caro leitor, segundo dados do Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção, o nome científico do Lagartinho- pintado é Cnemidophorus vacariensis.

    ResponderExcluir

Pesquise neste blog

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...