quinta-feira, setembro 22, 2011

Regiões faunísticas da Terra


  A separação dos continentes por grandes massas de água e a existência de rios desertos e cordilheiras nas terras continentais são barreiras que impedem ou dificultam a dispersão das espécies a grandes distâncias. Os diversos biomas da Terra, cada um com um clima característico, constituem outro fator que limita a sobrevivência de espécies não adaptadas às condições oferecidas por uma determinada região. Dessa maneira as espécies tendem a estabelece-se em determinadas áreas, compatíveis com seu equipamento adaptativo, permitindo assim o surgimento de regiões faunísticas que pode ser reconhecida de acordo com os animais que abrigam.
  • Região neártica

  Localiza-se na America do Norte, desde o Norte do México até a Groelândia. Os principais animais desta região são: bois almiscarados, lemingues, caribus, cabras, coiotes, gambás, bisões, furões, linces, lebres, aves diversas ( falcões, cotovias, corujas e outras), inúmeros repteis, etc.
  
  • Região paleártica

  Está localizada na Europa, na Ásia e no Norte da África. Entre os mamíferos destacam-se os bisões, javalis, cabras, ursos, toupeiras, esquilos, porcos espinhos, macacos, veados e etc. Abriga também aves diversas (rouxinóis, pica-paus, cucos e outras) além de muitos répteis.

  • Região etiópica

  Situa-se na África e em parte da Ásia. Abriga animais como elefantes, gorilas, hipopótamos, chimpanzés, leões, búfalos, girafas, zebras, antílopes, hienas, rinocerontes, avestruzes, etc.

  • Região australiana

  Abrange a Austrália e as Ilhas do Pacífico. Os animais típicos dessa região são ornitorrincos, équidnas, pássaros-liras, marsupiais (como cangurus e coalas), quivis, tuataras, (um tipo de lagarto), etc.
  • Região oriental

  Localiza-se na Ásia ao sul do Himalaia, compreendendo a Índia as Filipinas e a Malásia. Os animais mais comuns são rinocerontes, antas, tigres, gibões, elefantes indianos, mangustos, panteras negras, pavões e gatos silvestres.

  • Região neotropical

  Situa-se na América do Sul e Central e no Sul do México. O animais típicos dessa região são onças, guarás, tamanduás, capivaras, antas, preguiças, tatus, lhamas, pumas e jaguatiricas, além de uma imensa variedade de aves (araras, papagaios, falcões, etc) répteis e anfíbios.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquise neste blog

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...