quarta-feira, setembro 28, 2011

Planta-arame


Muehlenbeckia complexa




Nome Técnico: 
Muehlenbeckia complexa (Cunn.) Meisn.
Nomes Populares : 
Cabelo-de-noiva, planta-arame
Família : 
Angiospermae - Família Polygonaceae

Origem: 
Nova Zelândia
  • Descrição:

  Planta herbácea perene de caráter trepador, com muitas hastes e sem tamanho mensurável. Hastes finas e flexíveis com folhas bem pequenas circulares cor verdes escuras, forma touceiras. As flores são brancas, bem pequenas com pouca importância ornamental. Pode ser cultivada em todo o país, pois é indiferente quanto à temperatura.

  • Cultivo:
  Local de cultivo ensolarado ou a meia sombra em jardineiras, canteiros ou vasos. Para canteiros colocar tutores de apoio como treliças ou cercas. O substrato de cultivo deve ser rico em matéria orgânica e muito bem drenado.Preparar o canteiro retirando plantas fenecidas e pedras. Abrir um buraco maior que o torrão da muda. Colocar adubo animal de curral bem curtido, cerca de 150 gramas por cova, com 100 gramas de farinha de ossos e 100 gramas de NPK formulação 10-10-10 com composto orgânico e misturar bem. 
  Acomodar o torrão, aconchegar a terra ao redor da muda e regar bem. Adubações anuais na primavera com 1 colher de sopa de adubo granulado NPK formulação 10-10-10 por muda, incorporando no solo do canteiro ao redor da planta e regar a seguir. Também aparar a touceira retirando os ramos fenecidos é outra tarefa da estação.As mudas são comercializadas em vasos do tipo pendente e para manter a planta bonita, a cada 3 ou 4 meses diluir uma colher de sopa de adubo granulado tipo NPK formulação 10-10-10 em 2 litros de água. Usar um copo destes descartáveis de água com a mistura, procurando atingir bem o substrato.
  • Propagação:
  Para fazer mudas desta planta usar a técnica da estaquia, cortando ramos de ponteiro e plantando em substrato de areia e composto orgânico em partes iguais, deixando em cultivo protegido até o início de seu desenvolvimento, quando poderá transplantar para vaso com o mesmo tipo de substrato usado no plantio de canteiro. Paisagismo:Forma grandes touceiras podendo ser incluída em projetos para cortinas visuais para privacidade. É uma planta de simples cultivo e que pode ser uma ornamentação para interiores muito delicada e de grande efeito.

Fonte: http://www.fazfacil.com.br               

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquise neste blog

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...