sábado, setembro 17, 2011

Onça-pintada


Panthera onca Linnaeus, 1758 

NOME POPULAR: Onça-pintada; Onça-preta; Onça-canguçu
SINONÍMIAS: Felis onca; Leo onca
FILO: Chordata
CLASSE: Mammalia
ORDEM: Carnivora
FAMÍLIA: Felidae
STATUS DE AMEAÇA
Brasil (MMA, IN 03/03): Ameaçada
Estados Brasileiros: MG (CR); PR (EN); SP (CR);  
RJ (CR); RS (CR); ES (CR); PA (VU)
Anexos da CITES: Anexo I
CATEGORIAS RECOMENDADAS
Mundial (IUCN, 2007): não consta
Brasil (Biodiversitas, 2002): VU – A4c

  • INFORMAÇÕES GERAIS 

  Panthera onca é o maior felino das Américas e o único representante atual do gênero Panthera no continente. Embora similar ao leopardo  Panthera pardus, o seu corpo é mais robusto, musculoso e compacto, com comprimento variando entre 1,10 a 2,41 m e massa entre 35 a 130 kg, podendo chegar a 158 kg (Seymour, 1989). Fêmeas são até 25% mais leves do que machos. A coloração padrão da espécie varia do amarelo-claro ao castanho-ocreáceo, sendo coberta por manchas negras, formando rosetas de tamanhos distintos, com pintas em seu interior (Seymour, 1989; Oliveira, 1994). No entanto, indivíduos melânicos podem ser comuns em algumas regiões de sua distribuição. A onça-pintada possui um padrão de atividade crepuscular-noturno (Crawshaw Jr. & Quigley, 1991; Silveira, 2004) e mais de 85 espécies-presa já foram relatadas em sua dieta (Seymour, 1989; Oliveira, 1994). Suas principais presas são o queixada (Tayassu pecari) e a capivara (Hydrochaeris hydrochaeris) (Schaller & Crawshaw Jr., 1980, Crawshaw Jr. & Quigley, 2002; Silveira, 2004). As onças-pintadas são encontradas em altitudes entre o nível do mar e 3.800 m, mas, segundo Seymour (1989), não são comumente encontradas em altitudes superiores a 1.000 m. Ocorrem nos mais diversos habitats brasileiros, em áreas de floresta densa, como a Amazônia e a Mata Atlântica, assim como em áreas mais abertas e secas da Caatinga e do Cerrado e também na planície alagada do Pantanal, onde sua habilidade de nadar permitiu excelente adaptação a esse ambiente (Mondolfi & Hoogesteijn, 1986). As exigências ecológicas da espécie parecem estar relacionadas aos ambientes ribeirinhos ou alagadiços, onde a abundância de suas presas é relativamente alta (Crawshaw Jr. & Quigley, 1991). As onças-pintadas possuem hábitos predominantemente solitários, ocorrendo interação entre machos e fêmeas principalmente durante o período de acasalamento. A gestação varia de 90 a 111 dias, podendo nascer de um a quatro filhotes, sendo a média de dois filhotes por gestação (Seymour, 1989). 
  A área de vida de uma onça-pintada pode variar de acordo com o bioma. Em regiões de floresta em Belize, na América Central, as áreas de vida da espécie foram em média de 33,4 km2(28 a 40 km2) para os machos e de 10,5 km2 (10 a 11 km2) para as fêmeas. Em floresta subtropical no Parque Nacional do Iguaçu, no Brasil, a média para três machos adultos foi 109,5 km2 e a área de uma fêmea adulta foi de 70 km2. No Pantanal Sul-mato-grossense, a média da área de vida de quatro fêmeas e um macho foi de 142,1 km2, com 43% de sobreposição média entre as áreas das fêmeas (Crawshaw Jr. & Quigley, 1991). No Cerrado, a média observada de dois machos e uma fêmea com dois filhotes foi de 145 km2(Silveira, 2004). No entanto, a sobreposição de áreas de vida de machos e fêmeas pode chegar a 100% (Silveira, 2004). 

  • DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA 

  A distribuição original da onça-pintada se estendia do sudoeste dos Estados Unidos até o sul da Argentina. No Brasil, originalmente, a sua distribuição se estendia por todo o país (Seymour, 1989). Considerada praticamente extinta na América do Norte, na década de 1960, observações recentes mostram que indivíduos do norte do México podem estar recolonizando o sul dos Estados Unidos (Brown & Lopez Gonzalez, 2001). No entanto, a maior população panmítica da espécie encontra-se no centro latitudinal de sua distribuição, localizado na região amazônica. No Brasil, as maiores populações estão restritas à Floresta Amazônica e ao Pantanal. 

  • PRESENÇA EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO

EE Serra das Araras, EE Taiamã, PARNA da Chapada dos Guimarães e PARNA do Pantanal MatoGrossense (MT); PARNA da Amazônia (PA); PARNA da Chapada Diamantina e PARNA Monte Pascoal (BA); PARNA da Chapada dos Veadeiros e PARNA das Emas (GO); PARNA da Serra da Bocaina (SP/RJ); PARNA da Serra da Bodoquena, PE do Pantanal do Rio Negro e PE Várzeas do Rio Ivinhema (MS); PARNA da Serra da Capivara e PARNA da Serra das Confusões (PI); PARNA de Ilha Grande (PR/MS); PARNA do Araguaia e PE Cantão (TO); PARNA do Iguaçu (PR); PARNA do Jaú (AM); PARNA Grande Sertão Veredas (MG/BA); PARNA Nascentes do Rio Parnaíba (BA/MA/PI/TO); PE do Rio Doce (MG); PE Mirador (MA); PE Morro do Diabo e REBIO Estadual Faz. Intervales (SP); REBIO Comboios, REBIO Córrego Grande, REBIO Estadual Pedra Azul, REBIO Sooretama e RF Estadual Linhares (ES). 

  • PRINCIPAIS AMEAÇAS

  A eliminação do hábitat natural da onça-pintada é, sem dúvida, o principal fator de ameaça à espécie, ao 
longo da maior parte de sua distribuição. Considerando que são necessárias grandes áreas com boa qualidade ambiental para manter populações reprodutivas e estáveis, a divisão de populações em fragmentos isolados de hábitat inviabiliza a sua existência em longo prazo. Restrita a pequenas subpopulações, a espécie passa a depender de conexões naturais (corredores ecológicos) para manter uma diversidade genética mínima viável. À exceção do Pantanal, onde a pecuária é praticada em habitats naturais, nos demais biomas onde a espécie está presente as produções agropecuárias constituem a principal ameaça à existência da onça-pintada. A caça das espécies-presa representa o segundo fator mais impactante para a sua conservação. Em algumas regiões, a perseguição de onças-pintadas por fazendeiros, em retaliação aos prejuízos que causam aos rebanhos domésticos, é um dos fatores mais relevantes nas regiões de conflitos iminentes (Schaller & Crawshaw Jr. , 1980, Silveira, 2006).

  • ESTRATÉGIAS DE CONSERVAÇÃO

  A principal estratégia para a conservação da espécie na natureza é a proteção integral de grandes porções de seus habitats naturais (mais de 100.000 ha). Também é necessário garantir a conectividade, por meio de corredores naturais de dispersão, de subpopulações isoladas em pequenos fragmentos. A aplicação de estratégias que envolvam o manejo de rebanhos domésticos e/ou manejo de onças predadoras desses rebanhos é extremamente importante, para a conservação da espécie em áreas onde os conflitos com pecuaristas são constantes. Dados demográficos sobre a espécie no Brasil ainda são necessários, para que se possa fundamentar estratégias de conservação e manejo da espécie em escala global. 

  • ESPECIALISTAS/NÚCLEOS DE PESQUISA E CONSERVAÇÃO

  Fundo para a Conservação da Onça-pintada; Instituto Pró-Carnívoros; CENAP/IBAMA; IPÊ.

Fonte Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquise neste blog

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...