sábado, agosto 27, 2011

Aranha-formiga

Ianduba caxixe Bonaldo, 1997

NOME POPULAR: Aranha-formiga
FILO: Arthropoda
CLASSE: Arachnida
ORDEM: Araneae
FAMÍLIA: Corinnidae
STATUS DE AMEAÇA
Brasil (MMA, IN 03/03): Ameaçada
Estados Brasileiros: não consta
CATEGORIAS RECOMENDADAS
Mundial (IUCN, 2007): não consta
Brasil (Biodiversitas, 2002): VU – B2ab(ii)
  • INFORMAÇÕES GERAIS 
Ianduba caxixe é um corinnídeo de pequeno porte, com comprimento total entre 5,9 e 6,6 mm, colora-ção do marrom ao negro e corpo delgado. A morfologia do corpo das espécies deste gênero assemelhase à de formigas, com as quais são confundidas inúmeras vezes. São animais de solo, vivendo entre o folhiço, com ampla atividade noturna. Sua ocorrência se restringe ao sul da Bahia, em áreas de Mata Atlântica e nas áreas de cultivo de cacau (cabrucas), onde os espécimes conhecidos foram coletados. Apenas dois exemplares da espécie estão depositados em coleção e nenhum deles foi coletado em área de preservação, apenas em fazendas particulares da região. Aparentemente, as espécies deste gênero têm alto grau de endemismo. A fêmea de I. caxixe até hoje não foi descrita.
  • DISTRIBUIÇÃO  GEOGRÁFICA 
  A espécie devia ser comum em toda a região de Camacan, na Bahia, mas não há dados que atestem esses registros. É conhecida apenas para dois pontos isolados na cidade de Camacan, conforme o
trabalho com a descrição original e o catálogo de Araneae. Um desses locais é a fazenda Matiapã, onde foi executado, nos anos de 1970, um grande trabalho de inventário da fauna de artropódes em cacaueiros.
  • PRESENÇA EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO 
  Desconhecida.
  • PRINCIPAIS AMEAÇAS
  As principais ameaças à espécie são a alteração ou destruição de seu hábitat, em decorrência do desmatamento. Essa prática está proliferando no sul da Bahia, onde grandes áreas de cabruca estão sendo derrubadas para a instalação de monoculturas, especialmente de mamão, e de pastagens para criação de gado. 
  • ESTRATÉGIAS DE CONSERVAÇÃO
  Dentre as estratégias para conservação da espécie, recomenda-se um novo inventário das suas áreas de ocorrência e a observação das condições das cabrucas ali existentes. É também necessário que sejam adotadas medidas de recuperação dos habitats degradados na região de Camacan e que se invista em pesquisas científicas, por meio de novos inventários e monitoramento de áreas bem preservadas.
  • ESPECIALISTAS/NÚCLEOS DE PESQUISA E CONSERVAÇÃO 
Alexandre B. Bonaldo (MPEG).

Fonte: Livro Vermelho da Fauna Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquise neste blog

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...